RENACH 2021 – Para que Serve, Quem Tem Acesso e Como Consultar

O RENACH 2021 é de grande importância para todo o motorista brasileiro que pretende ter sempre as informações vinculadas a sua Carteira de Habilitação corretas. Por isso, é crucial que você saiba como consultar o seu RENACH 2021.

Continue acompanhando os próximos tópicos e conheça com mais detalhes o RENACH.

RENACH 2021
RENACH 2021

O que é Renach

Conhecido por muitos como um número, o Registro Nacional da Carteira de Habilitação (RENACH), é um banco de dados que contém grande parte das informações do condutor de veículos.

Este banco de dados armazena todo o histórico do motorista, e por via dele o Denetran ou Detran consegue monitorar todos os acidentes, burocracias enfrentadas e outros acontecimentos que envolvem a carteira de habilitação do condutor.

Sendo assim, é necessário que o cidadão brasileiro que tem a carteira de habilitação preste atenção nas informações registradas no RENACH 2021, de modo que sejam evitados mal-entendidos.

Valendo salientar que quando se atinge a pontuação limite de 20 pontos dentro de 12 meses, o seu direito de dirigir é suspenso por um período de 6 meses a um ano.

Registro Nacional da Carteira de Habilitação
Registro Nacional da Carteira de Habilitação

VEJA TAMBÉM:


Para que Serve o RENACH

Como já referimos anteriormente, este documento serve como uma base de dados que armazena as informações do motorista brasileiro. Além disso, o Renach 2021 também ajuda a facilitar o trabalho do Denatran, pois ele coloca todas as informações do motorista num único lugar.

Por conta disso, mesmo se o motorista dirigir entre estados os brasileiros, a polícia de trânsito ainda conseguirá fazer a verificação da sua situação cadastral de forma rápida e mais facilitada.

Quem tem Acesso ao Renach 2021

O acesso as informações que são guardadas no Renach, somente são concedidas para os órgãos governamentais que tem ligação direta ou indireta com o setor de trânsito.

Valendo destacar que mesmo os órgãos que tem permissão para acessar esse banco de dados, somente podem visualizar e adicionar informações, não sendo possível apagar nenhum dado da ficha de uma determinada carteira de habitação.

Quem tem Acesso ao Renach
Quem tem Acesso ao Renach

Veja quem tem acesso as informações do Renach 2021, logo abaixo:

  • Polícia Militar (PM);
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • Departamento de Estradas de Rodagem (DER);
  • Órgãos Municipais de trânsito;
  • Contran (Conselho Nacional de Trânsito);
  • Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetrans);
  • Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contradife);
  • Órgãos Municipais de trânsito;
  • Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI);
  • Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Como Consultar o Renach

A forma de consulta do banco de dados do Renach depende de cada estado, sendo que enquanto alguns estados usam o RENACH para essa verificação, outros possibilitam a consulta por meio do “número de registro” da carteira Nacional de habilitação

Mas em geral, esta consulta pode ser realizada no estado em que a CNH foi emitida. Desde que o motorista entre no site do estado e informe os dados necessários para completar o processo de consulta.

Esta verificação possibilita ao motorista o acesso a informações relacionadas a:

  • Sua situação de habilitação;
  • A pontuação que ele realmente apresenta na sua carteira;
  • Entre outros dados que o condutor precisa de conhecer.